Blog do Márcio
Como funciona a averbação de imóvel e quanto tempo demora?
Publicado há 1 ano

Como funciona a averbação de imóvel e quanto tempo demora?

O processo de averbação de imóveis é o registro realizado judicialmente. Saiba mais informações sobre como funciona


A averbação é um procedimento judicial realizado para registro do imóvel, garantindo maior segurança para o proprietário na hora de comprovar mudanças, escrituras e demais validações importantes referentes à habitação, além de valorizar o bem. Esse processo é como a oficialização da propriedade e contém as atualizações relevantes que podem ter ocorrido no registro.

Realizamos a averbação quando ocorre a compra ou venda do imóvel. Ela também é feita caso ocorra alterações como construção ou demolição do mesmo. O início de todo esse processo começa com a escritura da propriedade e é realizado no Cartório de Registros de Imóveis. Essa primeira fase serve para atestar quem é o dono legítimo da aquisição. Após isso, toda e qualquer modificação realizada na propriedade precisa de averbação junto ao cartório a fim de que fique registrada.

Entre os exemplos onde se faz necessária a averbação estão: a finalização da construção de propriedade em terreno de posse do comprador e a legitimação de casório após aquisição de imóvel ainda quando solteiro(a). Nos dois casos ocorreram alterações que precisam ser comunicadas para registro.

O grande valor da averbação é o histórico de todos os acontecimentos importantes e relevantes ocorridos com a propriedade nos anos posteriores a confecção do documento. Para consultar essa lista de atualizações basta solicitar a matrícula do imóvel, pois ela traz em ordem sequencial tudo o que está registrado e averbado naquela propriedade, além de constar o dono legítimo e as condições do imóvel.

Os custos de uma averbação são variáveis e levam em consideração alguns itens como honorários, anotação de responsabilidade técnica (que depende da metragem do imóvel), taxas da prefeitura e INSS. Sobre esses valores, são aplicadas alíquotas correspondentes à faixa de metragem das propriedades.

E para você, corretor, que deseja anunciar no mercado imobiliário e ter retornos mais vantajosos, acesse https://www.imovelweb.com.br/anuncie-seu-imovel e conheça a plataforma de anúncios do site, com planos cheios de benefícios para quem quer vender mais e melhor.

 

FONTE: https://www.imovelweb.com.br/noticias/socorretor/dicas-para-corretor/como-funciona-averbacao-de-imovel-e-quanto-tempo-demora/